terça-feira, 30 de junho de 2009

DROGAS E ARMAS NAS ESCOLAS DE BH


O Jornal da Alterosa 1a edição de 20/03/2009 apresentou uma matéria (com minha modesta participação) sobre o tema da violência nas escolas, especificamente sobre a questão das drogas e armas nas escolas. Mesmo com limitações, a matéria procurou evidenciar como a violência presente no entorno adentrou as escolas e transformou seu cotidiano. A matéria apresentou, ainda, dados da pesquisa divulgada em 2004 pelo CRISP, que entrevistou alunos de 50 escolas públicas de BH, selecionadas aleatoriamente, sobre suas percepções de como (e se) a violência afeta o seu desempenho escolar. Os dados revelam que a grande maioria dos alunos já sofreu ou já presenciou cenas de violência na escola e que por esse motivo sentem-se inseguros no ambiente escolar. Além disso, acreditam que a insegurança prejudica a aprendizagem. As afirmações dos entrevistados apresentam evidências empíricas nas pesquisas da área que mostram correlação entre o desempenho escolar e os índices de violência nas escolas. Como exemplo, destaca-se a pesquisa realizada pela Unesco em 16 países da América Latina e divulgada em 2008. Essa pesquisa, de grande relavância para o campo, evidenciou que a variável clima escolar mostrou-se especialmente significativa para explicar o desempenho dos alunos.
Todas essas informações nos permitem concluir que, no que diz respeito à violência nas escolas, é cada dia mais tênue a separação entre o campo da segurança pública e o campo da educação. Não há mais como tratar o problema de modo isolado, como infelizmente o poder público ainda tem feito na maioria dos casos.
Mais uma vez é preciso observar o caráter plural do assunto, sob pena de permanecermos eternamente míopes.

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